No dia 20/05, estudantes do PPGECM realizarão o festival com estudantes do Colégio Municipal do Paudalho.

O ReDEC teve seu retorno ao município na primeira semana de Maio. As primeiras ações envolveram visitas em diversas escolas para realização do mapeamento das tecnologias digitais que as instituições possuem atualmente. Durante este mês também está sendo realizado o Festival da Gratidão, que é fruto da disciplina de Metodologias e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste). Mais de 30 alunos, oriundos desde o sertão até o litoral do estado, estão cursando a disciplina com o objetivo de compreender como os processos metodológicos podem provocar aprendizagens significativas.

Para o desenvolvimento, a Prefeitura Municipal do Paudalho forneceu transporte, alimentação e hospedagem para os alunos realizarem a imersão no Colégio Municipal do Paudalho (CMP). Festivais, rodas de conversa, maratonas, circuitos, concursos e exposições artísticas também são significativos caminhos educativos para a criação e diversificação de vínculos de aprendizagem. Essas possibilidades pedagógicas devem ser consideradas atividades de grande impacto e aproximação entre professores e alunos, não somente como atividades secundárias. Conhecer a realidade de cada um, personalizar os processos formativos, provocar itinerários criativos e promover o compartilhamento de saberes nos ajuda a superar inúmeros desafios.

O Festival da Gratidão foi estruturado a partir da tendência pedagógica Gratidão como Pedagogia, apresentada pelo documento Innovating Pedagogy, em 2021, pela Open University do Reino Unido. Os alunos e professores do CMP irão vivenciar oficinas, shows, demonstrações e muitas trocas de conhecimento. O festival tem o objetivo de possibilitar uma maior aprendizagem e apropriação da cultura local, ao possibilitar que seja desenvolvido o sentimento de pertencimento ao CMP e à cidade do Paudalho, provocando uma cultura afetiva para além dos muros da instituição. No dia do evento, os mestrandos promoverão oficinas nas áreas de fotografia, música, dança, tecnologias digitais, jogos, ciência das emoções, culinária e história da cidade.

No processo formativo, precisamos aprender muito com a realidade do chão da escola. Só compreendendo o alcance de suas vivências teremos estrutura para capacitar os futuros docentes. Afinal, quando o trabalho dos teóricos que comumente utilizamos para nossa formação, aos poucos,  torna-se limitado face às mudanças ao longo do tempo, devemos ter a realidade como referência e perspectiva de ação.

 

Acompanhe o festival através do instagram @festival.gratidao  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap