Evento contou com a participação de coordenadores do ReDEC e gestores de ensino. Professores puderam assistir a palestra e oficinas sobre saúde emocional 

Após encontro presencial com gestores, ReDEC promove acolhida para professores da rede municipal de Paudalho no dia 22 de outubro. O intuito é conectar, cada vez mais, residentes e docentes que estão diariamente nas escolas. O tema escolhido para ser trabalhado com os profissionais foi saúde emocional. 

Dalvaneide Araújo realiza palestra sobre cuidar de si

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola, com cerca de cinco mil educadores, 66% dos professores já se afastaram da sala de aula por problemas emocionais. O levantamento também indicou que 87% dos participantes relataram que o problema é ocasionado ou intensificado pelo trabalho. “Nós, professores, temos a necessidade de nos alfabetizarmos emocionalmente para poder, inclusive, levar isso para os alunos. Esse processo colabora na busca por uma sociedade mais saudável emocionalmente”, comenta Dalvaneide Araújo, coordenadora do ReDEC e do Programa Cuidar de Si. 

Dalvaneide Araújo trabalhou a importância do autocuidado, muitas vezes deixado de lado por profissionais de educação. Além disso, residentes do programa construíram oficinas e discutiram sobre habilidades, sonhos, medo, conhecimento, respeito e solução de problemas. “Depois de meses em contato apenas virtual, por vídeo chamada, hoje tivemos o primeiro encontro presencial em Paudalho. Então criamos um momento que pudesse acolher os professores, que eles pudessem falar e compartilhar experiências entre si e com o projeto”, relata Jessikléssia Siqueira, residente do ReDEC. 

Cerca de 420 profissionais de educação participaram do evento, no Colégio Municipal do Paudalho. “O encontro foi maravilhoso, pudemos compartilhar experiências com outros profissionais. Nós já tínhamos essa aproximação com os residentes, no virtual, e agora ter esse contato presencial faz muita diferença”, concluiu Beatriz Freitas, professora de Paudalho.

É fundamental destacar que todos os residentes do programa já tomaram as duas doses da vacina, e o retorno presencial segue com medidas rigorosas para evitar a contaminação pela Covid-19. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap