O reencontro entre os gestores da cidade e o ReDEC foi o principal objetivo da ação. Os residentes puderam apresentar os relatórios e discutir com os gestores as suas ideias para a rede de ensino até dezembro. 

 

A parceria entre o ReDEC e o município de Glória do Goitá foi firmada em junho de 2019. Desde então, residentes do programa têm atuado nas escolas da cidade na elaboração de projetos que viabilizem o melhor aprendizado para os alunos e professores. Porém, com o início da pandemia, os residentes se afastaram fisicamente do ambiente escolar, e deram continuidade aos projetos remotamente, trabalhando as questões que a pandemia impôs aos estudantes e corpo docente. 

 

Agora, o ReDEC anuncia o retorno gradual dos residentes às escolas, tomando todos os cuidados com a CoVID-19. “Pretendemos voltar às nossas atividades presenciais no mês de outubro, já dando início aos novos projetos que foram desenhados pelos residentes do ReDEC”, relatou Fredson Murilo, coordenador do ReDEC. É fundamental destacar que todos os residentes do programa já tomaram as duas doses da vacina.

 

O Fórum de Gestores de Glória do Goitá, promovido pelo ReDEC no dia 28 de setembro, surgiu justamente na perspectiva de dialogar com os educadores sobre esse retorno presencial. Os protagonistas dessa conversa foram os residentes, desde a elaboração de relatórios individuais contendo projetos e vivências que serão abordados nas escolas, até o cronograma do evento. A proposta da ação foi tirar o gestor do ambiente de trabalho, que muitas vezes torna-se cansativo, e inseri-los em um outro totalmente diferente, mas com o cunho pedagógico. 

 

 

O local escolhido foi o Sítio de Seu Alonso, na zona rural de Glória de Goitá. Alonso é produtor orgânico, e conhecido pelo seu amor à terra e ao seu trabalho. “É uma honra receber o ReDEC, um projeto que tem parcerias com várias cidades e que cuida dos alunos e professores, principalmente do interior”, agradeceu. Logo no início do evento, Alonso fez um tour pelo sítio, desde o lugar onde cuida das galinhas, até o canteiro de hortaliças. Durante o percurso, a residente Mayara Lima, indagou os gestores a pensarem em como levar o conhecimento adquirido no sítio para dentro da sala de aula. 

 

Uma dessas gestoras é Ana Cláudia da Escola Joaquim Coutinho. “O encontro, para nós gestores, foi maravilhoso. Saímos do ambiente escolar e fomos para outro que é bem sugestivo para mim, já que a minha escola fica na zona rural. Estamos desenvolvendo um projeto parecido com o de Seu Alonso, e estou saindo cheia de ideias”, relatou. 

 

 

O fórum, além de ter foco na reconexão, trabalhou a gestão colaborativa. Durante a ação, os gestores precisaram encontrar os 13 mandamentos da gestão colaborativa, a montagem do quebra cabeça, e por fim uma discussão sobre o tema, mediada pela supervisora Fernanda Alves e o coordenador Fredson Murilo. A roda de conversa com os residentes sobre o futuro do projeto na cidade até dezembro finalizou a ação. “Foi muito bom poder conhecer o meu gestor presencialmente. Pude apresentar as minhas ideias e procurei saber se elas se encaixavam com o cenário da escola. A partir dos diagnósticos que fizemos, ou seja, levantamento de dados e questionário, serviu como insumo para desenvolver esses projetos. Saber que todo esse trabalho dará frutos no final é muito gratificante”, comentou a residente do ReDEC, Pollyana Andrade. 

 

 

Além do Fórum na cidade de Glória, o ReDEC também irá realizar a ação em Paudalho no dia 30 de setembro, às 14h. Diferente de Glória, é primeira vez que os residentes serão recebidos presencialmente em Paudalho. Para saber mais, acompanhe a cobertura do evento nas nossas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap