Hoje, dia 26 de Junho de 2020, aconteceu mais uma formação remota com os professores da rede de ensino municipal de Glória do Goitá. A formação foi conduzida por Isabel Pauline, doutoranda do Edumatec – UFPE, professora do IFPE – Recife e membro do HUB Educat. O tema vivenciado foi “O Desafio da Educação Híbrida em Tempos de Aulas Remotas”.

A palestra iniciou com um experimento onde ela verificou quem eram as pessoas que usavam Internet, celular e WhatsApp. Ao constatar que era um uso geral, ela destacou sobre sobre a importância da utilização das ferramentas digitais. Isabel trouxe a sugestão de diversos aplicativos que podem ser utilizados neste momento de ensino remoto.

Ela também apresentou alguns recursos Maker que podem ser explorados durante esse período, onde os alunos podem construir, de forma virtual e física, e apresentar online, expondo através de fotos e vídeos.

Isabel citou Moran (2018) ao afirmar que as metodologias ativas são centradas na participação efetiva dos estudantes e na construção de processos de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. Essa fala representa de forma complexa o que precisamos conseguir desenvolver para que o processo de ensino-aprendizagem se torne significativo.

Algumas falas sobre a participação dos pais no processo de ensino, destacam-se durante a palestra:

Wilma Lucia

Tenho uma mãe que sai da sua comunidade e vai pra casa de uma amiga que tem Internet para aprender as atividades e repassar para a filha.

 

Saionara Coutinho

Verdade, notei um interesse nas atividades que os pais não tinham quando as aulas eram presenciais, e, hoje, vejo que mudou. Eles estão a cada dia interagindo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap