Evento terá como tema “A Abordagem Freireana e os Territórios Inteligentes”, e, assim como o ReDEC, colocará a cidade de Paudalho em evidência internacional. 

O convênio entre o ReDEC e Paudalho foi firmado em julho de 2021. Desde então, o programa tem colaborado com a cidade na perspectiva de consolidar a cultura da aprendizagem e a formação continua de professores, gestores e estudantes do município, situado na Mata Norte do Estado. Agora, a parceria avança ainda mais. 

Na próxima quinta, (09/12), ReDEC promove o II Fórum de Gestores de Paudalho, a ação vai contar com a presença do prefeito da cidade, Marcello Campos Gouveia, secretária de educação, Paula Frassinette representantes da Gerência de Ensino (GDE) e de gestores municipais. Também participam coordenadores, residentes e o consultor do ReDEC e professor da UFPE, Marcos Barros. Da Universidade de Coimbra, o Prof. Dr. Rochette Cordeiro e o Prof. Dr. Joaquim Alcoforado. 

“Esse evento é um marco. Trabalhamos no ReDEC com o objetivo de transformar as cidades em centros educadores, onde a educação é o que impulsiona os projetos do município. A discussão vai girar em torno do que temos feito para levar Paudalho ao cenário internacional”, ressaltou Marcos Barros.  

A recepção vai acontecer na ETE Senador Wilson Campos, às 13h30, seguida de apresentação cultural e mesa de abertura, Paula Frassinette, Secretária de Educação, Ana Margarete, Gerente de Ensino, irão oferecer uma palestra com o panorama na educação da cidade de Paudalho. 

“Estamos nos preparando para o II Fórum de Gestores na perspectiva de aprendizagem grande, sabemos que os professores Antonio Manuel e Joaquim Luis, irão contribuir enormemente com a troca de conhecimento e experiências. Também vão colaborar para o desenvolvimento e despertar para o planejamento de Paudalho, tendo em vista as especificidades do nosso município para que tenhamos uma estrutura que dialogue com o professor, aluno e gestão”, comentou Paula Frassinette. 

A apresentação principal é a conversa dialogada, com o tema “A Abordagem Freireana e os Territórios Inteligentes”, mediada por Dalvaneide Araújo, professora da UFPE e coordenadora do ReDEC. Rochette Cordeiro e Joaquim Luis Medeiros, vão apresentar a ‘Carta Educativa’, trabalhada pelos docentes no continente europeu e tem o intuito de incentivar a criação de cidades educadoras. 

“O evento permite inserir Paudalho nesta grande rede que fazemos parte, a UFPE e a Universidade de Coimbra, para que possa permitir esse livre trânsito de professores e gestores em Portugal, por intermédio do ReDEC. Além disso, vai permitir que os pesquisadores possam estudar e colaborar com a cidade, reconhecendo ações brilhantes que os educadores estão fazendo”, concluiu Marcos. 

 

A cobertura do evento será feita através das redes sociais do ReDEC (@re_dec). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap