Vinte e nove alunos do ensino fundamental de três escolas receberam a classificação de honra ao mérito no primeiro ano de participação na Olimpíada Canguru de Matemática, incentivada pela atuação do ReDEC no município

Já é possível dimensionar o impacto educacional que o Programa de Residência Docente nas Ciências (ReDEC) tem trazido para o município de Glória do Goitá. A iniciativa de inscrever as escolas do município no Concurso Canguru de Matemática, competição anual internacional que acontece em mais de 80 países e é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, surgiu de uma provocação trazida pelo programa.

“O ReDEC foi um divisor de águas. Ele nos abriu os olhos sobre esses eventos para que nós mostrássemos o nosso trabalho, que ficava muitas vezes dentro daquele ambiente escolar ou só no município. E a gente começou a enxergar esses potenciais e querer mostrar que nós realmente temos alunos com o potencial muito alto, e que temos chance de conseguir medalhas, e que os nossos profissionais são excelentes”, explica Karla Farias, gestora da escola Fernanda Dornelas.

Das três escolas participantes do concurso internacional, duas contam com a atuação de residentes. São elas a escola Fernanda Dornelas, que teve 9 alunos em destaque, e a Joaquim Coutinho, com 17 alunos contemplados. Já os outros três alunos que receberam as medalhas de honra ao mérito são da escola Josefa Raimunda.

Segundo a Coordenadora Municipal das Olimpíadas Escolares, Elisangela de Lima, o concurso foi realizado de forma presencial e remota, e diante dos inúmeros desafios impostos pela pandemia, a importância da ReDEC foi central nesse contexto que trouxe resultados importantes: “A gente já tem de três a quatro anos em outras olimpíadas, mas nessa é o nosso primeiro ano em uma olimpíada muito específica, porque ela lida com questões de lógica e matemática, não é puramente o cálculo. E mesmo em todo esse contexto difícil, nós conseguimos esses resultados que pra gente, nesse momento são muito bons”, conta.

Já o professor de matemática Everaldo Luiz, da escola Joaquim Coutinho, que teve uma maior quantidade de alunos contemplados, destaca que a preparação dos estudantes se deu através das estratégias didáticas apresentadas pela coordenação e consultoria do ReDEC: “O professor nunca deixa de apreender, ele tem que tá sempre se capacitando, e eu sempre participei das formações do ReDEC e trouxe como aprendizado pra mim e para dentro da minha sala de aula”, explica.

O Programa de Residência Docente nas Ciências (ReDEC) está presente no município de Glória do Goitá desde julho de 2019, através da parceria com oito escolas, e tem viabilizado trocas de experiências e práticas inovadoras em instituições de ensino público e rede privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sitemap