Sobre

O que é

O Programa de Extensão Residência Docentes nas Ciências, o REDEC, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é uma iniciativa que busca consolidar uma cultura de aprendizagem e formação contínua de estudantes, professores e gestores em sistemas educacionais de municípios e instituições de ensino privadas. Ação essa que também se estende aos familiares dos alunos e à comunidade do entorno das escolas, onde o projeto é desenvolvido.

Assim, o Programa traz novas abordagens para:

  • A formação inicial e continuada de professores;
  • O engajamento estudantil das redes públicas e privadas de ensino;
  • A melhoria de protocolos de trajetórias de aprendizagem;
  • O desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e tecnológicas.

Ampliamos o engajamento docente e discente e aumentamos o nível de confiança dos professores e gestores das escolas quanto a preparação para assumirem a inserção de metodologias ativas e inovadoras em seu cotidiano profissional.

Assim, os ganhos de desempenho e de qualidades serão sentidos em diferentes frentes:

  • ao formar professores iniciantes, por desafios e aprendizagens, promovendo melhoria de desempenho no acompanhamento dos alunos, desenvolvimento de ações pedagógicas, projetos educacionais e avaliação, portanto, contribuindo com sua formação;
  • ao estabelecer o desenho de um novo design institucional para acompanhamento das tendências educacionais para as redes municipais de ensino;
  • na qualidade de elaboração de propostas didáticas e ações de intervenção que poderão ser replicáveis e sustentáveis em outras redes e instituições de ensino público ou privado.

No ReDEC, o processo de inovação também é entendido como uma maneira de replicar as ações desenvolvidas, visando a sustentabilidade dessas iniciativas, o seu ineditismo e a consolidação das mudanças paradigmáticas na cultura institucional.

O Programa Residência Docente nas Ciências, em convênio com redes municipais de ensino, foi implementado em maio de 2017 na cidade de Feira Nova com o objetivo de disseminar propostas pedagógicas e apoiar a rede municipal de ensino daquela localidade para possibilitar tomadas de decisões mais autônomas e conscientes com a implementação de projetos educacionais nas escolas. Desde então, o ReDEC desenvolve o Programa de Formação Continuada para redes municipais de ensino e as Vivências Formativas para as escolas em cidades de Pernambuco, integrando a cultura digital como elemento constituinte do saber fazer educativo.

O ReDEC está vinculado ao Ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática  da UFPE/ CAA, como uma política pública à formação inicial dos professores, além de contribuir efetivamente à formação docente inicial diminuindo o abismo que há entre academia e a sala de aula; e na formação continuada de professores da rede municipal de ensino, contribuindo para a melhoria na qualidade da educação.

Ao repensar o desenho didático da dinâmica escolar, incluindo a tecnologia como um dos seus elementos fundamentais, faz-se necessário reinventar os caminhos e possibilidades de garantias do aprendizado, mantendo a preocupação com uma educação mais humana, cidadã e igualitária.

Na prática, esse processo acontece a partir da ação-reflexão-ação do projeto político pedagógico desejado, das ações educativas em uma relação indissociada de teoria-prática, dos papéis e relações estabelecidas entre família-escola-universidade, ou seja, da construção de uma nova perspectiva do currículo prescrito e vivenciado na/pela escola e seus atores.

O Projeto de Extensão Residência Docentes nas Ciências, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi considerado o mais inovador na área de políticas públicas em Pernambuco. O prêmio foi entregue em 8 de dezembro de 2017, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), dentro do Desafio Município Inovador promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP).

De acordo com Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o objetivo do desafio, desde o princípio, foi incentivar a elaboração de projetos inovadores a serem aplicados nas realidades de cada cidade. Ao todo, foram 64 projetos inscritos de 38 municípios do estado de Pernambuco. As equipes passaram por uma série de fases e capacitações para aprimorar as suas ideias até a banca final de apresentação, que resultou na entrega do Troféu de Município Inovador em Políticas Públicas de Pernambuco à Residência Docentes nas Ciências da UFPE.

É também importante destacar que a partir da implementação das nossas premissas de trabalho, os municípios e instituições de ensino conveniados têm a possibilidade de aprimorar os seus indicadores educacionais a exemplo do: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) e o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).

A equipe principal é formada por:

COORDENAÇÃO

Fredson Murilo

fredmurilo18@hotmail.com
@prof.fredson.murilo
+55 81 9 9608 3148

Dalvaneide Araújo

programacuidardesi.com.br
programacuidardesi@gmail.com
@programacuidardesi_

Formação ampla para uma escola plural e possível “

Siga nossas redes sociais

© Copyright 2021, Residência Docente nas Ciências - ReDEC
Sitemap